5 melhores ferramentas de escrita para profissionais de marketing digital

O marketing digital e a escrita de conteúdo, em particular, é uma tarefa desafiadora. Para criar um conteúdo envolvente e centrado no cliente, você precisa pesquisar, coletar evidências, criar uma ideia original, escrever sobre ela, editar o texto, revisá-lo e fazer muitas outras pequenas coisas para garantir a mais alta qualidade.

Novas abordagens e estratégias no marketing digital surgem regularmente, mas uma coisa é clara: o marketing de conteúdo está aqui para ficar. Como o ranking no Google com conteúdo de qualidade é muito mais acessível para as empresas, escrever artigos continua sendo um canal eficaz para a geração de leads e melhoria do SEO.

É por isso que a maioria das empresas B2C, por exemplo, estão comprometidas com o marketing de conteúdo ,de acordo com um relatório recente do Content Marketing Institute.

Embora a adoção generalizada do marketing de conteúdo signifique uma concorrência feroz, também deu o surgimento de inúmeras ferramentas online para alcançar metas de marketing digital. Se você está procurando algumas opções para ajudá-lo com as tarefas envolvidas na criação de cópias de marketing e automatizar algumas delas, então sinta-se livre para conferir a lista abaixo.

1. Gerador de ideias de postagem do blog da FX Tools

O bloqueio do escritor é um problema generalizado entre os escritores de conteúdo. Uma das principais razões para experimentar uma desaceleração criativa é uma intensa carga de trabalho, que é algo que muitos produtores de conteúdo conhecem muito bem. Para eles, esse problema pode levar a uma infinidade de consequências indesejadas, incluindo prazos perdidos.

O Blog Post Idea Generator foi projetado especificamente para aqueles que precisam criar tópicos criativos do blog muito rapidamente. Tudo que você tem que fazer é fornecer algumas palavras-chave e apertar o botão “Me dê uma ideia”.

Por exemplo, aqui estão os tópicos gerados pela ferramenta de “Marketing de Conteúdo:”

  • O que Sean Connery diria sobre Marketing de Conteúdo
  • 16 dos melhores blogueiros de marketing de conteúdo
  • Você comete esses 5 erros comuns de marketing de conteúdo?
  • O pior conselho de marketing de conteúdo do mundo.

Nada mau. Embora alguns deles possam soar bastante genéricos, eles podem inspirá-lo a vir com seus próprios tópicos mais envolventes. Sinta-se livre para apertar o botão “Me dê uma ideia” quantas vezes quiser: a ferramenta é completamente gratuita e não há limites na geração de tópicos.

2. BuzzSumo

É um fato conhecido que posts sobre notícias de última hora recebem muitas visualizações e compromissos porque oferecem um tópico popular que muitos estão falando. Se você gostaria de conhecer alguns dos tópicos mais debatidos online e ver o que está funcionando para seus concorrentes, você pode. Com o Buzzsumo, você pode pesquisar os artigos que têm o maior número de engajamentos nas redes sociais com base em suas palavras-chave.

Por exemplo, você pode procurar um conjunto de palavras-chave específicas que você usa para a estratégia de conteúdo e ver o que está atraindo a atenção dos leitores online. Ao fazer isso, você também está realizando pesquisas de conteúdo, o que pode ser útil para identificar as palavras-chave mais relevantes usadas pelo seu público-alvo.

Assim, você pode se inspirar para chegar a sua própria perspectiva única sobre os tópicos on-line de melhor desempenho, bem como para realizar pesquisas de palavras-chave para ajudar com o SEO.

3. Analisador de Manchetes de CoSchedule

Uma vez que uma manchete é a principal ferramenta para atrair a atenção dos leitores online e convencê-los a clicar nela, você tem que fazer de tudo para garantir que suas manchetes sejam envolventes e otimizadas. Embora as duas ferramentas anteriores possam ajudá-lo com criatividade, esta é definitivamente útil para otimização.

O Headline Analyzer do CoSchedule foi projetado especificamente para ajudar os criadores de conteúdo a avaliar a eficácia das manchetes com base em pesquisas. Digite sua manchete e você receberá um relatório personalizado fornecendo sugestões de melhoria.

Por exemplo, vamos analisar uma das manchetes criadas pelo Blog Post Idea Generator: “• Você comete esses 5 erros comuns de marketing de conteúdo?

O analisador deu-lhe uma pontuação decente de 71 pontos em 100 e explicou um monte de outras coisas úteis que um escritor de conteúdo pode usar para melhorar suas manchetes. Por exemplo, cada seção do relatório gerada pela ferramenta – tipo manchete, análise de comprimento, análise de palavras-chave – vem com explicações e dicas de melhoria.

Almejar uma pontuação maior, mas também tenha em mente as melhores práticas e dicas fornecidas pela ferramenta. Além disso, aconselho você a testar várias versões de uma manchete, avaliar os relatórios para cada um e, em seguida, escolher um vencedor.

4. Analisador de Manchetes Emocionais

Como um marketing digital, você sabe muito bem que o marketing emocional é algo que pode aumentar o engajamento de conteúdo. Por exemplo, pesquisas de 1 milhão de manchetes descobriram que as manchetes emocionais (aquelas com uma pontuação emv (Valor de Marketing Emocional) recebem mais compartilhamentos nas mídias sociais, portanto, têm mais chance de melhorar o desempenho do seu marketing de conteúdo.

Outra pesquisa também descobriu que o conteúdo emocional pode dar alguma vantagem ao seu trabalho; por exemplo, aqui está a lista com as frases mais populares usadas em artigos populares.

Como você pode ver, muitas das frases – incluindo “conheceu seu coração”, “fazer você chorar”, “estão surtando” e “lágrimas de alegria” – são baseadas em emoções, principalmente positivas. Felizmente, você pode calcular EMV do seu conteúdo com o Emotional Marketing Value Headline Analyzer, uma ferramenta desenvolvida pelo Advanced Marketing Institute.

Além de definir o EMV de suas manchetes, o Analisador também mostra características da emoção que você usou.

Experimente manchetes que incluem algumas das frases mais populares baseadas em emoções e veja o que acontece, e logo você estará em uma posição muito melhor para criar manchetes com o maior potencial para atrair seu público em um nível emocional. Se você precisa de ajuda profissional para usar palavras emocionalmente poderosas em conteúdo, é recomendado consultar especialistas como WowGrade.net.

5. Hemingway Editor

O tom de escrever é, sem dúvida, uma das características mais importantes de uma cópia de marketing. Para garantir que seus artigos sejam focados no cliente, você tem que escrever em um tom específico que seu público-alvo considera apropriado.

Por exemplo, se você está executando um blog cujo público-alvo é millennials, você quer escrever em uma linguagem conversacional e natural que você usa para se comunicar com seus amigos. Esta é a linguagem que eles “entendem melhor”, portanto, eles estarão muito mais dispostos a consumir conteúdo escrito de acordo com suas preferências.

Além disso, também vale lembrar que frases desnecessariamente longas e complexas também são uma boa maneira de dificultar a leitura de seus textos. Você precisa verificar seu texto para esses erros e garantir que seja fácil de ler pela maioria das audiências.

É aí que entra o Hemingway Editor. Os desenvolvedores da ferramenta estão na missão de ajudar os produtores de conteúdo a tornar sua escrita “ousada e clara”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *