Como criar um site com o Google Sites

[php_everywhere]

Sites é um serviço do Google que ajuda você a criar sites. Você pode usar o serviço web disponível gratuitamente para criar sites dinâmicos e interativos com apenas alguns cliques. Nenhum conhecimento HTML é necessário!

Por padrão, o Site usa um editor WYSIWYG. Sua interface também acomoda usuários avançados que desejam editar manualmente código HTML.

Como o Google Sites é um serviço do Google, antes de poder usá-lo para construir sites, você precisará primeiro se inscrever em uma conta gratuita do Google. Atenha seu navegador e vá para o site do Google Sites para registrar uma nova conta.

Se você já está registrado em qualquer outro serviço do Google, como o Gmail, você pode usar as mesmas credenciais para fazer login nos Sites do Google.

Uma vez logado, você é deixado no painel de ossos nus dos sites. A partir daqui, siga o passo a passo abaixo para criar um novo site de grande aparência em questão de minutos.

1. Escolha um nome e endereço

Google Sites 1

Clique no botão rotulado Criar no painel Sites que o leva à nova tela do site Criar. Aqui digite o nome do seu site que é automaticamente anexado à URL do seu site, sem espaços.

Lembre-se, no entanto, que ao contrário do nome do site, a URL deve ser única.

2. Selecione um modelo e um tema

Google Sites 2

Por padrão, o Site não usa um modelo para novos sites para lhe dar controle total sobre seu design. No entanto, você pode basear seu site em um modelo existente.

Selecione um dos modelos populares listados ou clique na ‘Procurar mais na galeria’. Em seguida, expanda a gaveta ‘Selecione um tema’ e escolha entre um dos temas listados.

3. Editar layout do site

Google Sites 3

Os sites agora criarão seu novo site e você pode editá-lo e personalizá-lo usando os botões no canto superior direito. Para alterar o layout padrão, clique no ícone ‘Engrenagem’ e vá para ‘Editar layout do site’.

Agora você pode ativar/desativar e reorganizar certos elementos do seu site, como a barra lateral, dependendo do tema que você selecionou anteriormente.

4. Crie uma página

Google Sites 4

Para adicionar uma nova página, clique em ‘Criar página’. Em seguida, nomeie a página e o modelo em que será baseado. Use o modelo padrão da Página da Web.

Clique em ‘Saiba mais’ para ler sobre os outros modelos. Finalmente, selecione uma posição hierárquica para a página, por exemplo, se você deseja colocá-la além de páginas existentes ou abaixo de uma.

5. Adicionar conteúdo

Google Sites 5

Agora você será levado para a interface WYSIWYG de Sites para adicionar e editar conteúdo. A interface é semelhante a qualquer editor de texto.

Você pode usar os menus na parte superior para alterar o layout da página, adicionar várias colunas, inserir tabelas, imagens e até incluir um botão +1 para os visitantes recomendarem a página.

6. Gerenciamento geral de sites

Google Sites 6

Repita os passos 4 e 5 para elaborar seu site com várias páginas e conteúdo. Antes de revelar sua criação para o mundo, defina e configure alguns elementos críticos clicando no botão Gears e indo para Gerenciar o Site.

Aqui você pode alterar o nome do site e adicionar uma descrição mais detalhada.

7. Acesso ao controle

Google Sites 7

Para controlar o acesso ao seu site, clique no ícone Gears, vá para a opção Gerenciar o site e mude para Compartilhar e Permissões.

Por padrão, novos sites podem ser vistos por qualquer pessoa. Para restringir o acesso, clique na Mudança… link em ‘Quem tem acesso’ para restringir o acesso a uma URL para o seu site ou uma lista específica de pessoas.

8. Rastrear e reverter as alterações

Google Sites 8

É isso, agora você pode convidar outros usuários para ver seu site. À medida que você modifica seu site ao longo do tempo, você pode acompanhar as alterações clicando no ícone Gears e indo para o Histórico de Revisão.

Clique no link ‘ver lista de páginas’ no topo para listar todas as páginas do seu site. A partir daqui você pode ver todas as versões de uma determinada página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *