Como funciona hospedagem de sites !

[php_everywhere]

Obter hospedagem na web é uma parte crucial de ter um site ao vivo na internet. O aspecto de “hospedar site” da hospedagem na Web é um serviço que as empresas oferecem onde armazenarão os arquivos do seu site, que podem ser acessados por um navegador da Web. Esses arquivos são essencialmente armazenados em um computador gigante, conhecido como servidor , você pode encontrar no mercado várias hospedagem de sites barata. Também existe as melhores hospedagem paga.

Se isso soa um pouco complexo, não se preocupe; até o final deste post você terá um melhor entendimento. Abaixo você aprenderá sobre o básico de hospedagem na Web ,os benefícios de usar hospedagem na Web ,os diferentes tipos de hospedagem disponível e, finalmente, as coisas que você deve procurar ao escolher uma empresa de hospedagem web (melhor hospedagem de sites).

O que é hospedagem de sites?

Quando você compra um serviço de hospedagem web (domínio de site grátis), você está essencialmente comprando espaço para armazenar os arquivos do seu site. Esses arquivos podem então ser acessados por um navegador da Web, para que seu site seja ao vivo na internet. Muito usam hospedagem para wordpress.

A hospedagem web é oferecida por vários provedores de serviços que têm a tecnologia necessária para armazenar adequadamente os arquivos do seu site. Ao se inscrever em um serviço de hospedagem, você está essencialmente alugando espaço em um servidor que suas empresas de hospedagem web possuem e gerenciam.

Como a maioria das pessoas ou mesmo empresas não têm servidores próprios, eles alugam espaço de servidor de uma empresa de hospedagem web de terceiros (melhor hospedagem de sites).

Um servidor é um computador físico que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que os arquivos do seu site possam ser sempre acessados sem interrupção no serviço. Esses servidores estão carregados com o hardware e software necessários que seu site precisa para funcionar.

Seu host web é responsável por coisas como manutenção do servidor, segurança e execução do software certo, para que os arquivos no servidor possam ser facilmente acessados por um navegador de site, como Google Chrome ou Firefox.

Como funciona a hospedagem e domínio  na Web?

Seu site é apenas uma coleção de arquivos diferentes. Quando você cria um site, você precisa de um lugar para armazenar todos esses arquivos. Esse lugar é o servidor da sua empresa de hospedagem.

Neste servidor, você armazenará mídia, arquivos, bancos de dados e qualquer outra coisa necessária para renderizar corretamente seu site. Exatamente quanto armazenamento você tem vai depender do plano de hospedagem que você escolher (mais sobre isso abaixo).

Se você está apenas começando online, então você provavelmente estará apenas alugando uma parte de um servidor que você está compartilhando com outros sites. À medida que suas necessidades de armazenamento e tráfego aumentam, então você pode precisar aumentar para alugar um servidor físico inteiro — ou pelo menos usar os recursos de um, com um servidor de nuvem ou VPS.

Quando você se inscreve em um pacote de hospedagem web, você geralmente terá acesso ao servidor através de uma solução como o cPanel. Isso facilita o upload de seus arquivos para o servidor. Ou, você pode instalar um CMS como o WordPress para construir facilmente o seu site.

Para ter um site em pleno funcionamento, você também precisará registrar um nome de domínio. Uma vez que você comprar isso, você vai apontá-lo para o seu servidor, o que permite que o navegador da Web saiba que é aqui que seus arquivos estão localizados.

Em seguida, quando uma pessoa digita o nome do seu domínio ou clica em um link para o seu site, o navegador da Web recebe os arquivos do servidor e os exibe para o visualizador. Tudo isso deve acontecer em poucos segundos ou menos. Se esse processo demorar muito, então você precisa acelerar seu site ou considerar a troca de hosts inteiramente.

Hospedagem web e datacenters

Hospedagem web e datacenters se confundem muito. Eles são a mesma coisa. Mas, tecnicamente, são diferentes. O termo hospedagem web refere-se ao serviço que você paga para que hospeda os arquivos do seu site, para que eles possam ser exibidos na internet.

O elemento mais crucial de um data center é a rede de servidores. Um servidor é realmente semelhante ao computador de mesa que você pode ter sentado em sua mesa, só que eles são mais poderosos.

O termo “datacenter” refere-se à infraestrutura técnica real utilizada pela empresa de hospedagem para fornecer o serviço de hospedagem. Além dos servidores, isso normalmente incluirá coisas como suprimentos de backup, medidas de segurança, dispositivos de conexão, sistemas de resfriamento de ar e muito mais.

Diferentes tipos de hospedagem na Web

A maioria dos hosts da Web (hospedagem email) oferecerá várias formas de pacotes de hospedagem. Cada tipo de hospedagem atenderá às diferentes necessidades do site. Por exemplo, um site que recebe milhões de visitantes por mês terá requisitos diferentes de um site que foi construído há algumas semanas.

Aqui está um resumo das formas mais comuns de pacotes de hospedagem web hoje:

Hospedagem compartilhada

Hospedagem compartilhada é facilmente a forma mais comum de hospedagem. Também é provavelmente o estilo mais adequado de hospedagem para muitos proprietários de sites. Com um plano de hospedagem compartilhado, você está compartilhando o ambiente de servidor físico com dezenas de outros sites. E às vezes até mais.

No entanto, o servidor é particionado, de modo que seu site é seguro de outros sites usando o mesmo servidor. Uma vez que você está efetivamente dividindo recursos do servidor com outros usuários do mesmo servidor, seus custos serão muito baixos.

Sites com níveis de tráfego baixos a moderados serão ótimos usando um host compartilhado. Uma vez que esta é a opção mais amigável para iniciantes, você poderá gerenciar seu ambiente de hospedagem, instalar um CMS, configurar e-mails e muito mais, tudo sem nenhuma habilidade técnica.

Hospedagem VPS

Você sabe o que são os serviços de hospedagem VPS? VPS significa Virtual Private Server. Esse estilo de hospedagem se baseia em algo chamado “virtualização”. Isso permite que você use os recursos de vários servidores diferentes, mas tudo age como se fosse um único servidor. Então, essencialmente, você pode tocar em uma rede inteira de servidores e dimensionar esses recursos para cima ou para baixo à medida que suas necessidades mudam.

Um servidor VPS age como um servidor dedicado, mas você ainda estará usando servidores que são compartilhados com outros usuários.

A hospedagem de VPS pode ser ótima para proprietários de sites que querem os recursos de um servidor dedicado, mas não têm orçamento para um. O hosting VPS pode ser mais barato e flexível.

Hospedagem em nuvem

A hospedagem em nuvem é uma forma relativamente mais recente de hospedagem. No entanto, ele aumentou rapidamente para se tornar uma das principais formas de hospedagem disponível hoje. Caso você não saiba o que é hospedagem em nuvem, é quando seu site está hospedado em vários servidores diferentes simultaneamente.

Os servidores físicos são particionados em clusters de nuvem. Isso é benéfico porque se um dos servidores ficar sobrecarregado, então o tráfego será automaticamente encaminhado para outro servidor em nuvem dentro do cluster.

Com hospedagem em nuvem, você tem uma forma extremamente confiável de hospedagem. Além disso, é muito flexível e pode ser dimensionado para cima ou para baixo em tempo real, então você só paga pelos recursos do servidor que está usando atualmente.

Hospedagem dedicada de servidor

Hospedagem dedicada é exatamente como parece. Você terá acesso aos recursos de um servidor físico inteiro. A hospedagem dedicada é geralmente a mais cara, pois você não está dividindo os custos do servidor com outros sites (como você faz com a hospedagem compartilhada).

Esse estilo de hospedagem é geralmente reservado para sites que recebem um volume muito grande de tráfego ou exigem uma configuração exclusiva do servidor. Uma vez que você tem acesso a todo o servidor, você poderá executar qualquer configuração de software que seu site exigir.

Com hospedagem dedicada, você terá um desempenho incrível e segurança reforçada. No entanto, você pode precisar das habilidades técnicas, ou da equipe atrás de você, para gerenciar efetivamente o ambiente do servidor.

Além da hospedagem dedicada, você também tem a opção de hospedagem gerenciada. Onde você pode ter a equipe de hospedagem ajuda para gerenciar e otimizar seu servidor para você.

Hospedagem WordPress

Se você executar um site wordpress, então você provavelmente já se deparou com a hospedagem wordpress. Você pode executar facilmente seu site WordPress em vários tipos de ambientes de hospedagem. Mas, você também tem a opção de hospedagem gerenciada pelo WordPress,que é completamente personalizada para a plataformaWordPress.

Se você tem um site bem pequeno e não está recebendo muito tráfego, então você provavelmente não vai notar uma diferença de desempenho. Mas, se seus níveis de tráfego estão aumentando e seu site só continua a crescer, então você pode ver uma melhora decente no desempenho.

Mesmo que você esteja compartilhando o espaço do servidor web, você estará compartilhando esse espaço com outros sites do WordPress, de modo que o servidor será configurado exclusivamente para tirar o máximo dele.

Além de melhorar o desempenho e a otimização do servidor, esse tipo de hospedagem web também é importante para sua segurança geral. Ao executar apenas o WordPress é muito mais fácil proteger contra ataques que visam especificamente a plataforma WordPress. Não só que você terá uma equipe de especialistas qualificados atrás de você que estão trabalhando para otimizar seu site, e os servidores em que ele é executado.

Por que preciso de hospedagem?

Você pode estar pensando: se a hospedagem de sites é apenas uma coleção de servidores (que é essencialmente um computador), eu não poderia apenas hospedar meu próprio site?

Tecnicamente, você poderia. Mas, a menos que você seja um webmaster experiente cujo apenas usando seu próprio servidor para projetos pessoais, é mais uma dor de cabeça do que vale a pena.

Aqui estão algumas razões pelas quais você não quer se auto-hospedar em seu próprio site:

  • Você é responsável por quedas de energia. Se a energia acabar no seu bairro devido ao tempo ou a uma árvore caída, então seu site também cairá.
  • Sua internet provavelmente não é rápida o suficiente. Quando você paga pela internet, as velocidades geralmente são medidas pela velocidade de download. Mas, quando você está hospedando um site sua maior preocupação é a velocidade de upload. Mesmo que você tenha uma velocidade de download super alta, sua velocidade de upload provavelmente não será rápida o suficiente.
  • A manutenção regular pode ser um incômodo. Executar servidores não é brincadeira. A maioria das empresas de hospedagem tem equipes de TI massivas que tendem a problemas de servidor, tanto em um nível de hardware quanto de software. Se você está executando seu próprio servidor e ele quebra, então você terá que diagnosticar o problema, encomendar quaisquer partes e corrigi-lo você mesmo. O tempo todo, seu site estará offline.
  • Seu endereço IP não está estável. Sua conexão com a internet doméstica provavelmente usa um endereço IP dinâmico, o que significa que ele muda com o tempo. Você deseja um endereço IP estático, de modo que o endereço IP permanece sempre constante. Isso geralmente é apenas algo que sua empresa de hospedagem pode fornecer.

Veja como uma empresa de hospedagem web resolve todos os problemas acima:

  • Eles têm reforços de energia. As fontes de alimentação das empresas de hospedagem web não só estão sempre ligados, mas têm geradores de backup para garantir que seu site permaneça on-line, mesmo que a energia seja cortada para o data center principal.
  • Velocidades incríveis. Os hosts web estão equipados para lidar com milhões de visitantes simultâneos em sua rede de servidores.
  • Uma equipe de manutenção dedicada. Manter uma rede de servidores não é brincadeira. A maioria dos hosts da Web tem uma equipe dedicada cujo único trabalho é manter os servidores funcionando com os componentes de hardware e software mais recentes.
  • Finalmente, você tem um endereço IP estático. Isso significa que seu endereço IP permanecerá o mesmo durante o tempo em que você usa a mesma empresa de hospedagem.

Como você pode ver, você precisa de um serviço de hospedagem web se quiser que sua vida seja mais fácil, e você quer maior desempenho e segurança para o seu site.

O que procurar em um web host

Todos os hosts não são criados iguais. O host escolhido terá um impacto dramático no desempenho do seu site, no seu tempo de atividade e na experiência geral de gerenciamento do site.

Aqui estão alguns dos fatores que você vai querer procurar ao escolher um web host.

Para começar, você vai querer um host que realmente ofereça o tipo de hospedagem que você precisa, e está dentro do seu orçamento. Claro, você pode querer optar pelo mais alto nível de hospedagem wordpress disponível, mas se você está apenas construindo seu primeiro site, então um host compartilhado geral ficará bem.

Além disso, aqui estão algumas características específicas para procurar:

  • Largura de banda/tráfego – Sua largura de banda é a quantidade de tráfego que você recebe todos os meses, juntamente com o número de páginas que cada pessoa visualiza. Você normalmente deseja selecionar um plano de hospedagem web que possa suportar suas necessidades máximas de largura de banda.
  • Armazenamento – Os arquivos do site geralmente são muito pequenos, mas se você está armazenando muitos dados de usuários, vídeos ou outras mídias, então você precisará ter certeza de que o armazenamento fornecido é suficiente.
  • Tempo de atividade – A maioria dos provedores de hospedagem listará seu tempo de atividade como uma porcentagem. É típico ter 99,9% de tempo de atividade. Mas, alguns sites podem exigir 100% de tempo de atividade.
  • Contas de e-mail – Normalmente, seu provedor de hospedagem web permitirá que você crie um endereço de e-mail associado ao domínio. Alguns anfitriões fornecerão isso gratuitamente, enquanto outros irão cobrar.
  • FTP – FTP permite que você carregue arquivos diretamente do seu computador para o servidor. Você pode não precisar dessa função, mas alguns usuários exigirão.
  • Suporte – É sempre bom saber que uma equipe de suporte está de costas. Procure uma equipe de suporte de qualidade que vá além para garantir que quaisquer problemas sejam resolvidos em tempo hábil.

Pensamentos Finais

Espero que, agora, você tenha uma melhor compreensão do que a hospedagem na web realmente é, como funciona e por que você precisa. Então, da próxima vez que você se perguntar por que a hospedagem na web é importante ,consulteeste artigo e pense em todos esses benefícios. A melhor parte é que você não precisa entender todos os meandros de um pacote de hospedagem web para realmente usá-lo.

Tudo o que você precisa fazer é decidir sobre o seu provedor de hospedagem, escolher um plano de hospedagem web e começar a construir seu site. Quanto mais tempo você passar no backend do seu servidor web, mais seu conhecimento melhorará, e os tópicos acima começarão a ganhar vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *